sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Cuidados e dicas para enfrentar o calor

Estamos passando por dias muito quentes, que as temperaturas ultrapassam os 40 graus em alguns lugares e a sensação térmica fica altíssima, nossa pele acaba sofrendo com esses efeitos além de outras partes do corpo.

O ponto principal com todo esse calor é a perda rápida de líquidos, pois o suor excessivo pode levar a desidratação, sendo assim lá vão algumas dicas preciosas para manter o corpo e a mente em ordem nesse calor.

Imagem: Internet

Hidrate-se
Sem a quantidade de água e sais minerais necessários, ficamos com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração. A ingestão de chás, sucos e frutas também ajudam na manutenção dos líquidos do corpo.

Não devemos beber água apenas quando estamos com sede, pois ela é um efeito tardio da desidratação, fique atento, é recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça. Fique ligado na urina se for ao banheiro e perceber que ela está com cor escura e odores fortes, a ingestão de água esta abaixo do recomendado. A urina deve estar bem clara, quase transparente.

Imagem: Internet


Alimente-se
Evite consumir alimentos muito gordurosos, pois eles não são bem metabolizados,  por conta da perda de líquidos do organismo. O resultado de um almoço cheio de frituras, por exemplo, pode ser uma sensação de mal-estar e desconforto algum tempo depois. 

A ingestão de saladas com verduras e folhas verdes além de serem uma ótima fonte de líquidos e sais minerais ajuda na saciedade. A melancia tem mais de 90% do seu peso em água, assim como as folhas verdes.

Imagem: Internet


Atividade física
Durante a atividade física, a pessoa se desidrata e perde muito sódio e potássio. É preciso ingerir líquidos, o isotônico é uma boa opção, ajuda na reposição dos sais e dos nutrientes, porém a água também tem vários benefícios ajuda a controlar a temperatura corporal, retardar a fadiga, prevenir câimbras e controla a frequência cardíaca.

Quanto mais intensa e longa for a atividade física, maior deverá ser a quantidade de água ou bebida isotônica ingerida. Os especialistas em nutrição recomendam ingerir antes do exercício de 400 a 600ml de água no mínimo duas horas antes de iniciar a atividade. Durante o treino caso o exercício tenha mais de uma hora de duração, tomar de 150ml a 350ml a cada 20 ou 30 minutos e após o exercício beber o suficiente para matar a sede.

Imagem: Internet


Transpiração
Para manter o efeito do desodorante o dia inteiro, é recomendado aplicar um antitranspirante logo após o banho, pois ele obstrui os ductos das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor.

Manter axilas e virilha também depiladas ajuda a evaporar o suor e diminuir a proliferação de bactérias, responsáveis pelo mau cheiro. Caso você sofra com suor nos pés, é possível usar talco ou mesmo o antitranspirante usado nas axilas, que funcionará reduzindo a transpiração dessa área também.

Imagem: Internet


Cuidado com o sol
A temperatura corporal interna de uma pessoa deve ser de 37º C, independente do horário do dia. Para que o corpo não perca muito líquidos no esforço de se manter essa temperatura ideal, evite ficar exposto ao sol, principalmente, das 10 às 16 horas.


A exposição excessiva ao sol pode causar hipertermia, que é quando o corpo não consegue mais estabilizar o calor interno. Nesse estágio, o organismo direciona toda sua energia para tentar dissipar o calor e, assim, algumas células param de funcionar, podendo causar desmaios graves.